Quindim, um doce Brasileiríssimo
Porém, de ascendência portuguesa (os ovos) e africana (o coco).
A doçaria portuguesa é feita basicamente de ovos, açúcar e amêndoas. Ao chegar ao Brasil saiu a amêndoa, difícil de encontrar por aqui, e entrou o coco, dando origem ao tão popular e apreciadíssimo quindim.
O coco é originário da Índia. O coqueiro primeiro chegou à África e depois veio para o Brasil. Aqui se instalou na orla marítima e tornou-se um ingrediente indispensável no preparo de quitutes afro-brasileiros.
A origem dos deliciosos doces portugueses, feitos em sua maioria de gemas de ovos, está nos conventos, onde as freiras utilizavam as claras dos ovos para engomar os seus hábitos, e na tentativa de dar alguma utilidade às gemas, criaram doces fantásticos que muitos, ao chegarem ao Brasil sofreram transformações incorporando ingredientes encontrados por aqui e resultando iguarias magníficas, como o quindim.
O nome Quindim é de origem africana que significa dengo, encanto.
Experimente você também, preparar esse encanto e não tenha medo de ser feliz, pelo menos por alguns instantes!
Ps: Esse doce conquistou a todos. Após ter testado a receita que eu mesma criei, adaptada de outras, percebi que seria uma boa idéia fazê-la para o concurso.Realmente, me surpreendeu, foi um sucesso...continua sendo um sucesso!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário